Bellman | Trouw Nutrition lança conceito inovador: a tecnologia Dry

A Bellman, marca da Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, e parceira da CFM há muitos anos, desenvolveu e colocou à disposição dos pecuaristas brasileiros a “Dry Technology”. Trata-se de uma inovadora linha de suplementos minerais, que incorpora um conceito novo. “A tecnologia Dry possibilita que os suplementos permaneçam secos, mesmo após molhados pela chuva. Isso ocorre devido à tecnologia que impede a absorção de água pelos produtos”, explica Josiane Lage, Supervisora de P&D Bovinos de Corte da Trouw Nutrition.

Suplementos minerais podem apresentar perdas no campo devi­do à ação da chuva, ocasionadas pelo emblocamento do produ­to, quando em contato com a água. Isso acontece, pois alguns elementos dos suplementos – em especial o cloreto de sódio – são substâncias higroscópicas, que absorvem água e têm alta tendência de empedramento por recristalização de sua superfície, reduzindo a ingestão de minerais pelos animais. Além disso, quando chove sobre o produto, ocorre lixiviação, ou seja, alguns minerais são carreados, o que promove um desequilíbrio no suplemento e consequente consumo irregular de nutrientes pelos bovinos.

Mes­mo em fazendas com boa tecnologia instalada, onde os suplementos são fornecidos em cochos cobertos, muitas vezes as estruturas não impedem que o produto tenha contato com a água ou umidade. Para solucionar esse problema, a Bellman | Trouw Nutrition desen­volveu a Dry Technology. A inovação evita que a água da chuva, quando em contato com o produto, lixivie ou dissolva os minerais presentes, permitindo que o suplemento mineral continue farelado, conferindo a ele maior homogeneidade e evitando redu­ção de consumo pelos animais, uma vez que o produto se mantém atrativo. Esses fatores são determinantes no desempenho de ruminantes em pastagens e na rentabilidade do produtor.

Os elementos minerais são dieteticamente essenciais para todos os animais, pois participam do funcionamento de muitos processos bioquímicos no organismo. A subnutrição mineral tem impacto pro­dutivo e econômico, já que reduz o potencial de produção, a imunidade dos animais e pode até causar falhas reprodutivas. É importante ressaltar que as forrageiras tropicais apresentam baixa concentração de diversos nutrientes, não su­prindo as exigências para a produção animal adequada.

“As chuvas frequentes ou inesperadas representam uma situação muito comum no dia a dia das propriedades rurais. Nesse ambiente, os suplementos minerais, quando molhados, absorvem a água, apresentando crostas ou emblocamento e dificultando o consumo pelos animais. A menor ingestão de suplementos impede que os bovinos tenham o desenvolvimento adequado. Além disso, quando molhados, os insumos podem perder o balanceamento de parte dos nutrientes”, explica Josiane Lage.

A “Dry Technology” está presente nos suplementos BellMais Dry, BellNutri Dry, BellNutri 90 Dry e BellCria Ureia Dry.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *